Por Equipe Pegcar - 05/09/2017

Sem dúvidas, sair de férias e ficar um tempo desconectado das obrigações da rotina é ótimo. Mas fazer uma viagem curta no fim de semana também pode ser revigorante – ainda mais nesta época do ano em que o cansaço começa a bater. Pensando nisso, resolvemos reunir em um post alguns dos passeios preferidos dos paulistanos para um bate e volta de São Paulo. A ideia é inspirar você a colocar o pé na estrada e cumprir “aquela” meta de viajar mais que você estabeleceu no início do ano. “Bora”?

Se você acha que vai ficar em casa entediado sábado e domingo porque não tem muita grana, pode começar a arrumar a mochila. Atualmente, graças a iniciativas alinhadas à economia compartilhada, é possível fazer uma viagem no fim de semana gastando pouco. Você pode alugar um carro em uma plataforma de compartilhamento como o Pegcar pagando muito menos do que o aluguel tradicional e se hospedar na casa de alguém com Airbnb ou Couchsurfing, por exemplo. Portanto, pode chamar os amigos, o crush ou o “mozão” para escolher o passeio que mais combina com vocês. Ah, ir sozinho também pode ser uma experiência bem legal!

Os 10 bate e volta de São Paulo preferidos dos paulistanos

Um bate e volta pode ser tanto um passeio de um dia sem estadia fora de casa quanto uma viagenzinha curta para dar uma fugida no fim de semana. Vai depender, é claro do destino escolhido e da sua disponibilidade. Para agradar todos os gostos, possibilidades e categorias de viajantes, elencamos diferentes tipos de passeio.

Tem bate e volta de São Paulo para acampar ou tomar banho de cachoeira para aqueles que curtem uma vibe mais roots; tem viagem para quem quer comer e beber bem; tem roteiro para quem quer ficar de boa na praia ou no interior; tem programa “diferentão” para quem acha que já fez tudo. Confira a lista e comece a planejar!

1. Aproveitar o clima de montanha em São Francisco Xavier

Clima e paisagem de montanha em São Xico (Imagem: Prefeitura/Divulgação)

Para curtir um friozinho ou fugir do calor da cidade, nada melhor do que subir a serra. Mas não precisa ir necessariamente para Campos do Jordão – já que, além de caro, costuma ser meio cheia em algumas épocas do ano. A nossa dica para um passeio no melhor estilo “turismo de montanha” é São Francisco Xavier.

Este refúgio alternativo no meio da Serra da Mantiqueira fica a apenas 150 km da capital paulista. “São Xico”, como é carinhosamente chamada pelos visitantes, oferece várias opções de atividades ligadas ao ecoturismo, mas não se resume a isso. O local é bem descolado e tem restaurantes estilosos, lojinhas e ateliês que fazem do centro puro charme. Se quiser mais dicas sobre esse lugar incrível, já falamos dele neste post.

Não espere o inverno acabar para alugar um carro e conhecer São Xico!

2. Ver borboletas no Águias da Serra

No borboletário também é possível tocar nas borboletas (Imagem: pexels.com)

Que tal fazer um bate e volta para ver e aprender tudo sobre borboletas? Você sabia que existe um “borboletário” em São Paulo? O Águias da Serra é uma espécie de zoológico especializado em borboletas – e é o maior privado do país. O borboletário é localizado dentro do Polo de Ecoturismo, em uma área de proteção ambiental do Parque Estadual da Serra do Mar a cerca de 50 km do centro da cidade.

Além de ver esses insetos maravilhosos, na visita ao local está incluída uma palestra com um biólogo. Ele explica todas as fases do ciclo de vida das borboletas e mostra ovos, lagartas e casulos. Além das borboletas, que são a atração principal, no parque também é possível fazer outras atividades como trilhas e caiaque.

Dá para alugar um carro por algumas horas e passar o dia dando um rolé por lugares de Sampa que você ainda não conhece!

3. Explorar o sul de Minas

Gonçalves e a bela paisagem do sul de Minas Gerais (Imagem: Pousada Serra Vista)

Minas Gerais não está assim tão longe dos paulistanos e dá tranquilamente para fazer um bate e volta de São Paulo em um fim de semana. Além disso, além da hospitalidade, o sul de Minas oferece preços bem atrativos.

Cidades como São Lourenço, Monte Verde e Bueno Brandão e Gonçalves são ótimas opções para aproveitar aquele clima de interior com sabor bem “mineirim” e espairecer um pouco. Sem falar nas paisagens, cachoeiras e delícias que você certamente vai encontrar pelo caminho.

Viagem perfeita para fazer de carro, né? É só alugar um carro compartilhado e pegar a estrada!

4. Tomar banho na Lagoa Azul e na Cachoeira do Paraíso

A Cachoeira do Paraíso fica pertinho de São Paulo (Imagem: Panoramio)

Faz sentido ficar trancado em casa quando a apenas 61 km da capital, descendo a Serra do Mar, tem um lugar chamado “Lagoa Azul” e uma “Cachoeira do Paraíso”? Definitivamente não! Estas duas cachoeiras com os seus lagos naturais ficam no Parque Estadual da Serra do Mar, em Cubatão.

A Lagoa Azul é uma queda d’água de mais de 30 metros de altura que desemboca em um poço de águas azuladas, por isso o nome sugestivo. Já a Cachoeira do Paraíso, você pode imaginar porque tem esse nome, né? Trata-se de uma queda de cerca de 80 metros e uma paisagem de tirar o fôlego. As duas ficam bem próximas e é um passeio perfeito para um bate e volta de São Paulo.

Se liga na dica: para ir até lá, você pode alugar um carro compartilhado e pagar muito menos do que em uma locadora tradicional!

5. Passear e comer bem em Embu das Artes

Quando for a Embu das Artes, a nossa dica é comer n’O Garimpo (Imagem: O Garimpo)

Se você ainda não conhece Embu das Artes, está mais do que na hora de reservar um sábado ou um domingo para visitá-la. Se já conhece, tem bons motivos para voltar sempre – seja pelo encanto da cidadezinha ou para comer no restaurante O Garimpo.

A cidade, localizada a cerca de 30 km da capital, é um charme só. A famosa Feira de Artes e Artesanato é um verdadeiro ateliê ao ar livre. Você também pode aproveitar o passeio para ver o acervo do Museu de Arte Sacra. Na hora do almoço ou do jantar, O Garimpo é uma atração à parte. Além do ambiente ser bonito e agradável, a comida é uma delícia!

Valendo muito alugar um carro e se jogar na estrada para conhecer Embu das Artes!

6. Conhecer as cavernas do PETAR

Cavernas são a grande atração do parque (Imagem: PETAR/Divulgação)

O Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira (PETAR) fica em Iporanga, a 315 km de São Paulo. A viagem é um pouquinho mais distante e você terá que dormir por lá, mas certamente o passeio será inesquecível.

Além da maior porção de mata atlântica preservada do país e de dezenas de cachoeiras, o PETAR possui centenas de cavernas dos mais variados tipos. As 12 cavernas abertas à visitação são, sem dúvida, maior atração do parque. A Caverna de Santana, por exemplo, possui cerca de 8 km de extensão e inúmeros salões repletos de estalactites e estalagmites.

O Pegcar oferece uma variedade imensa de modelos de carros para alugar. Com certeza,você vai encontrar o carro ideal para viajar até o PETAR!

7. Pegar uma praia em Ubatuba

Praia das Couves é uma das 102 praias de Ubatuba (Imagem: Pousada Mar Azul)

Não é por acaso que Ubatuba é famosa: é muita beleza em 100 km de orla e 102 praias. Se você não foi, está perdendo tempo; se já foi, com certeza ainda não conhece todas as faces desse paraíso. Em um fim de semana, é possível pegar uma praia e encher os olhos.

A Praia Vermelha do Norte é bem badalada por ser a preferida dos surfistas. Mas há também muitas praias ainda pouco exploradas na região. Vale a pena fazer a trilha de 40 minutos a partir da Praia de Fortaleza para chegar na isolada e paradisíaca Praia do Cedro, por exemplo.

Vai querer levar a prancha? Alugue um carro equipado para isso!

8. Acampar em Brotas

Acampar é o melhor modo de ficar em contato direto com a natureza em Brotas (Imagem: Cachoeira 3 Quedas)

Brotas, a cerca de 250 km da capital, é sem dúvida um dos melhores destinos do Estado para quem gosta do contato com a natureza. Famosa pelas suas belezas naturais, a região é também cheia de atividades para quem curte um pouco de aventura.

Para o passeio ser completo e no melhor estilo aventureiro, a nossa dica é montar a sua barraca no camping da Cachoeira 3 Quedas. A estrutura do local é bem legal e você ainda pode se divertir na tirolesa, em passeios a cavalo ou fazendo canyoning. Em outros lugares também é possível fazer rafting e arvorismo.

Lembrando que ir de ônibus carregando toda a parafernália do camping é a maior furada! Alugue um carro baratinho no Pegcar!

9. Beber um bom vinho em São Roque

A Quita do Olivardo é também produtora de um dos melhores vinhos da região (Imagem: Quita do Olivardo)

Quem aprecia um bom vinho não pode deixar de conhecer São Roque, assim como quem é fã da boa gastronomia. A cidade fica a aproximadamente 70 km da capital e é um destino perfeito para um bate e volta de São Paulo.

Além de explorar as vinícolas da charmosa Rota do Vinho de São Roque, você pode saborear as delícias feitas no fogão à lenha da Quinta do Olivardo. O restaurante e adega é especializado em receitas da Ilha da Madeira e tem até pastéis de nata. Junto ao restaurante, há uma loja e você pode levar vinhos, doces portugueses, salames e queijos para casa!

Indo de carro alugado dá para trazer o que você quiser!!

10. Repor as energias no Circuito das Águas Paulista

Grande estrutura do Balneário Municipal em Águas de Lindóia (Imagem: Prefeitura/Divulgação)

Este passeio é perfeito para quem quer recarregar as energias e encontrar um pouco de tranquilidade. O Circuito das Águas Paulista é uma região de estâncias hidrominerais, da qual fazem parte Serra Negra, Amparo, Jaguariúna, Águas de Lindóia, Holambra e Socorro.

Para aproveitar o máximo, o ideal é fazer um roteiro de carro de dois dias para se locomover de uma cidade para a outra. Em Águas de Lindóia, por exemplo, você pode aproveitar as piscinas do Balneário Municipal e experimentar banhos termais e massagens.

Você merece dar uma relaxada! Tá esperando o que para alugar um carro?

Para onde você vai?

Qual é o tipo de passeio que mais combina com você? Agora que você já tem uma lista com várias opções para um bate e volta de São Paulo, é só começar a se programar. Boa viagem!

Gostaria de receber outras dicas de destinos legais para as suas viagens? Cadastre-se para receber a nossa newsletter no menu lateral ou no rodapé desta página!

Equipe Pegcar

O Pegcar é uma plataforma que possibilita o aluguel de carros entre pessoas. Tem um carro que passa um tempo parado? Faça o cadastro para aluga-lo nas horas vagas e garantir uma renda extra, com segurança e sem dor de cabeça! Precisa de um carro? Confira os carros disponíveis perto de você e solicite pelo site sem burocracia! Saiba mais em pegcar.com