Por Equipe Pegcar - 18/04/2017

Se você nunca acampou na vida, está mais do que na hora de recuperar o tempo perdido e se abrir para uma nova experiência. Se, por outro lado, você adora dormir em barraca e se desconectar do mundo e da cidade, sempre tem um destino novo para conhecer além daquele que você adora, não é mesmo? Neste post, falamos sobre os diferentes tipos de campings – de acordo com os seus objetivos na hora de escolher – e sobre lugares para acampar perto de São Paulo – opções não faltam!

Pode até ser que acampar definitivamente não seja a sua praia, mas só quem já se “hospedou” em um camping sabe o quanto essa experiência pode ser inesquecível (para o bem ou para mal!). Brincadeiras à parte, mesmo que chova o feriado inteiro ou que você volte para casa cheio de picadas de mosquito e com dor nas costas, com certeza no fim das contas vai ser uma das coisas mais divertidas que você já fez.

Tipos de camping para acampar perto de São Paulo

Se você conseguir combinar uma atividade que curte com um acampamento ou se encontrar o camping ideal para fazer aquilo que é objetivo do seu passeio, dificilmente vai errar. Na hora de acampar, assim como na hora de escolher uma hospedagem “normal”, é necessário considerar alguns critérios para definir o que mais tem a ver com você. Para ajudar a decidir qual é o tipo de experiência ideal, listamos aqui alguns tipos de campings e os pontos que você precisa levar em conta na hora de escolher.

Camping a dois

Foto: Reprodução

Para fazer um acampamento romântico, é essencial ter tranquilidade. Vocês provavelmente vão querer ter um pouco de privacidade para curtir o clima de relax juntinhos. Nada de campings lotados de crianças correndo por todos os lados e de barracas grudadas umas nas outras.

Neste caso, o ideal são aqueles campings mais tranquilos, mais “roots” mesmo, com estruturas menores e imersos na natureza. Para levar tudo o que necessitam, vocês dois não vão precisar de um carro tão grande, mas seria legal levar as bicicletas para fazer uns passeios pela região. Um modelo de carro como o Ford Fiesta da Tais que leva duas bicicletas no suporte do teto seria perfeito – além disso você pode levar o seu pet!

Camping com os amigos

Foto: Reprodução

Esta é certamente uma das categorias mais divertidas de acampamento. Não importa se a ideia é ir para a praia ou ficar curtindo o que o camping oferece mesmo, estar junto com os amigos é o que torna a experiência válida. Talvez vale a pena conferir se existe alguma regra em relação ao barulho ou se vai dar para fazer aquele luau – afinal camping com amigos e sem violão e cantoria não tem a menor graça!

Além disso, se certifiquem de que o local é espaçoso para vocês colocarem as barracas juntas e ter uma área onde caiba o grupo todo.

Camping para fazer trilhas ou esportes radicais

Foto: Reprodução

Alguns campings encontram-se em parques, dentro ou próximos de áreas preservadas que oferecem várias atividades relacionadas à natureza. Se a sua ideia é viajar para fazer ecoturismo ou se aventurar em esportes radicais, acampar pode ser uma ótima opção para gastar pouco e ficar realmente imerso no “mato”.

Em alguns lugares para acampar perto de São Paulo, é possível encontrar opções que oferecem os mais diferentes passeios e atividades: desde locais com rios onde dá para fazer rafting, a parques com cavernas para explorar e campings com trilhas que levam até cachoeiras. Se for com a família toda, é melhor apostar em um veículo espaçoso como a Mitsubishi Outlander do Jefferson. Uma opção um pouco menor e mais em conta é o Fiat Idea do Marcos Antonio.

Glamping

Foto: Reprodução

Pra você que não abre a mão de conforto, existem os acampamentos de luxo que viraram febre na Itália e foram apelidados pelos italianos de ‘glamping’, que é a combinação de glamour e camping. Nesses acampamentos você não precisa levar barraca nem aqueles montes de utensílios necessários para um acampamento com certo conforto.

Conheça 5 lugares para acampar perto de São Paulo

Acampar não precisa ser um passeio assim tão trabalhoso como muita gente imagina: basta colocar um kit básico no carro e pegar a estrada. Além disso, existem muitas opções para todos os gostos não muito longe da capital. Confira cinco lugares para acampar perto de São Paulo!

1. Praia Pedra do Sino, em Ilhabela

Foto: Reprodução

Praia deserta e paradisíaca, clima tranquilo e aconchegante: o camping Pedra do Sino pode ser uma ótima alternativa para quem vai acampar a dois ou quer passar um período relax com os amigos no litoral. Localizado na Praia Garapocaia (também conhecida como Praia Pedra do Sino), ele conta com uma pequena infraestrutura, mas está longe do agito das praias mais badaladas da ilha.

A área para as barracas é arborizada e o camping possui duchas, banheiros, churrasqueiras, campo de futebol e piscina. Ele também aceita animais de estimação em alguns períodos do ano! Ilhabela fica a aproximadamente 200 km de São Paulo.

2. Cachoeira do Saltão, em Brotas

Foto: Reprodução

Esse é um camping para quem quer uma experiência de imersão na natureza, mas que não abre mão de uma boa infraestrutura. O Camping do Saltão tem mercadinho com coisas básicas, restaurante e até segurança 24 horas. Mas, ao mesmo tempo, a área que fica localizada na Serra de Itaqueri é imersa no verde.

O nome do local faz referência à Cachoeira Saltão, uma queda de 75 metros à qual se pode chegar por trilhas de acesso no meio da mata. Além do Saltão, no local também existem outras cachoeiras que podem ser exploradas pelos visitantes. O camping é situado perto de Brotas e fica a cerca de 240 km da capital paulista.

3. Parque Vale das Pedras, em Socorro

Foto: Reprodução

Quem quiser mais aventura pode acampar no Parque Vale das Pedras, localizado em Socorro. A cidade do Circuito das Águas Paulista é localizada a aproximadamente 140 km de São Paulo. O parque fica na Serra da Mantiqueira em uma região de Mata Atlântica.

Além de cachoeiras e trilhas ecológicas, no camping você pode fazer tirolesa, arvorismo, arco e flecha, passeio off road, rapel, entre outros. Este pode ser uma ótimo lugar para ir com os amigos: entediados vocês não ficar durante o acampamento!

4. Praia de Itamambuca, em Ubatuba

Foto: Reprodução

Localizada a cerca de 230 km da capital, Ubatuba é um dos locais mais famosos do litoral paulista. Mas, se você quer tranquilidade e contato com a natureza, uma bela forma de fazer isso em Ubatuba é montar a sua barraca no Camping Tio Gato. Situado em uma reserva ecológica de Mata Atlântica, o camping oferece uma ampla área exclusiva para surf, canoagem, mergulho e trilhas.

O Tio Gato margeia o Rio Itamambuca (que dá nome à praia) e é rico em espécies de animais silvestres. É possível observar esquilos, capivaras, tatus e pássaros. Para acessar à praia, o visitante pode usar uma balsa que é praticamente uma atração do camping!

5. Gruta dos Anões, em São Pedro

Foto: Reprodução

Se a ideia for fazer um passeio diferente, o camping da Gruta dos Anões pode reservar surpresas agradáveis. O local fica em São Pedro, a aproximadamente 200 km de São Paulo. Este camping é perfeito para acampar em uma área arborizada e pendurar a sua rede para “sestear” na sombra depois de fazer um belo churrasco.

A principal atração do local é a gruta de arenito de origem natural que dá nome ao camping. Para quem quiser se aventurar, nas redondezas, além de caminhar até cachoeiras, dá para praticar rafting, asa delta e parapente.

Quem acampa sempre tem história para contar

Independentemente do tipo de camping que você escolher, é completamente impossível voltar de um acampamento sem ter boas histórias para contar. No mínimo, você vai relaxar um pouco, conhecer pessoas, dar umas risadas e valorizar mais o conforto da sua casa – principalmente se você não for tão fã dessa história de barraca e colchão de ar. Ou quem sabe você até mude de ideia e resolva conhecer todos esses cinco lugares para acampar perto de São Paulo!

Gosta de viagens e sair da rotina? Cadastre-se em nossa newsletter no menu lateral ou no rodapé dessa página e receba as novidades do blog do Pegcar!

Equipe Pegcar

O Pegcar é uma plataforma que possibilita o aluguel de carros entre pessoas. Tem um carro que passa um tempo parado? Faça o cadastro para aluga-lo nas horas vagas e garantir uma renda extra, com segurança e sem dor de cabeça! Precisa de um carro? Confira os carros disponíveis perto de você e solicite pelo site sem burocracia! Saiba mais em pegcar.com