Por Equipe Pegcar - 02/01/2017

A passagem de ano pode ser apenas um momento simbólico, mas, como todo novo começo, nos faz pensar em planos, metas e objetivos. Depois de um 2016 tão pesado, a chegada de 2017 está trazendo ainda mais esperança de que os meses que virão pela frente serão melhores, com mais alegrias e menos preocupações.

Na prática, porém, não há muitos indícios de que o Ano Novo vai ser tão bom assim – pelo menos não tão rapidamente. A economia continua instável, a política brasileira ainda vai ver muitos escândalos e manobras, o desemprego e a inflação permanecem uma preocupação, o conflito na Síria parece estar longe do fim…

Mas será que diante de tantos fatores negativos, não dá para se sentir mais positivo? Claro que sim, principalmente se você fizer a sua parte!

10 atitudes para 2017 ser um ano mais positivo

Mesmo que pareça que o mundo não está colaborando para que seu ano seja melhor, tem muita coisa que você pode fazer para mudar totalmente esse cenário. Quer saber mais? Veja nossas 10 sugestões de atitudes para adotar em 2017!

1. Sair mais da rotina

saia da rotina fazendo coisas diferentes

O último ano significou, para muitos, corte com despesas em lazer para manter as finanças em ordem: menos cinema, shows, barzinhos e viagens. Mas isso não significa precisar ficar em casa sem fazer nada, tem muita atividade diferente para sair da rotina e acumular boas lembranças em 2017.

Planeje um city tour na sua cidade, faça um piquenique no parque com os amigos, aproveite os espaços públicos ou pedale com a família. Todos esses passeios são gratuitos ou custam quase nada e, ainda, ajudam você a aproveitar bons momentos com quem mais gosta!

2. Conhecer lugares diferentes

conheça mais lugares novos

Já que a ideia é sair da rotina, aproveite também para conhecer lugares diferentes. Não precisa pegar avião e ir para o outro lado do mundo, fazendo viagens de final de semana você já tem a oportunidade de ver cenários bem diferentes de onde vive.

Só no estado de São Paulo, por exemplo, você pode ir para o litoral, para a serra, para algum Parque Estadual, para o Circuito das Águas ou para as cidades da Estrada Real: locais com paisagens e atividades totalmente diferentes para se encantar e tirar belas fotos.

3. Desapegar dos seus bens e objetos

desapegue

Fonte: Filme “As Patricinhas de Beverly Hills”

O recém-chegado 2017 também pode ser o ano de rever a sua relação com os bens e os objetos que possui. Será que não dá para ser mais desapegado? Conheça um pouco mais sobre a economia compartilhada e sobre como pode emprestar, dividir ou alugar o que está parado em casa e que pode ser muito útil para outra pessoa. Dá até para fazer uma grana extra alugando seu carro pelo Pegcar!

4. Organizar as finanças

organize suas finanças

Se 2016 foi um ano difícil financeiramente, que tal começar 2017 em paz com a conta bancária? Para organizar as finanças, comece traçando objetivos, tanto de coisas que planeja fazer ou comprar, quanto de valores que deseja poupar para emergências ou para a aposentadoria.

Não se esqueça de que manter um controle em uma planilha ou aplicativo será fundamental para que consiga alcançar esses objetivos, pois será capaz de identificar onde pode estar gastando dinheiro demais ou se precisa buscar alguma maneira de aumentar a renda.

5. Encontrar mais os amigos

encontre mais os amigos

Por mais difícil que seja encaixar um horário em todas as agendas, dá para ter um 2017 encontrando mais os amigos, especialmente se for para compartilhar alegrias, sentimentos e até preocupações comuns. Planeje jantares, passeios no parque e viagens de final de semana para reforçar os laços de amizade com eles!

6. Fazer um trabalho voluntário

faça trabalho voluntario

Oferecer um pouco de seu tempo a uma causa na qual acredita com certeza o ajudará a ver o mundo com outros olhos. E não precisa mais se dar a desculpa da falta de tempo! Existem muitas instituições que recrutam voluntários para as mais diversas atividades, inclusive remotas. Você pode encontrar alguma dessas oportunidades no site do Atados.

7. Descobrir um talento

aprenda algo novo

Tocar um instrumento, dançar, fazer um trabalho manual, cantar, desenhar… Será que você não tem nenhum novo talento a ser descoberto? Temos certeza que sim! Invista algum tempo em 2017 para desenvolver uma nova habilidade – ou pelo menos para se divertir na tentativa!

8. Ter uma vida mais saudável

tenha uma vida mais saudável

“Emagrecer” é uma resolução que todo mundo coloca na listinha de Ano Novo, mas que tal olhar para ela com menos pressão? Em vez de se propor perder vários quilos ou fazer qualquer dieta restritiva, planeje ter dias mais saudáveis e ativos, que tragam mais qualidade de vida. Coloque todos seus exames em dia, busque trazer mais alimentos saudáveis para sua alimentação, livre-se da culpa de comer esporadicamente alimentos “não tão saudáveis”, beba mais água, descubra exercícios que o façam feliz!

9. Exercitar o autoconhecimento

busque o autoconhecimento

Autoconhecimento é o tipo de competência que deveria ser explorada desde a infância, mas, infelizmente, aprendemos a esconder nossas emoções e a olhar muito pouco para dentro de nós mesmos. E como isso nos ajudou a lidar com todas as dificuldades de 2016? Certamente muito pouco.

Em 2017, busque formas de conhecer mais a si mesmo, escolhendo a forma que se sente mais confortável para isso: terapia, meditação, leituras, práticas religiosas, entre outras.

10. Andar mais a pé

 

Você já parou para pensar o quanto olhamos pouco ao nosso redor e para a cidade em que vivemos? Na rotina de carro, metrô ou ônibus, muitas vezes não conseguimos observar, ouvir e sentir o que está ao nosso redor. Para um 2017 mais conectado ao resto do mundo, experimente caminhar um pouco mais pelas ruas e exercitar o seu olhar. Apenas cinco minutos de caminhada por ter descido um ponto antes já podem aliviar um pouco a sua tensão do dia a dia, simplesmente por se sentir parte da cidade em que vive.

Quais são as suas resoluções para 2017?

E então, conseguiu identificar na nossa lista algumas atitudes que podem fazer de seu 2017 um ano muito melhor? Não deixe de traçar metas e de definir resoluções para o ano que está começando, por mais que não consiga cumprir todas, certamente irá pelo menos refletir sobre as mudanças que precisa fazer em sua vida para contribuir para um ano mais positivo. Como você fará sua parte em 2017?


Como estão suas expectativas para o ano que está começando? Compartilhe nos comentários o que planejou para que este seja um ano melhor!

Equipe Pegcar

O Pegcar é uma plataforma que possibilita o aluguel de carros entre pessoas. Tem um carro que passa um tempo parado? Faça o cadastro para aluga-lo nas horas vagas e garantir uma renda extra, com segurança e sem dor de cabeça! Precisa de um carro? Confira os carros disponíveis perto de você e solicite pelo site sem burocracia! Saiba mais em pegcar.com