Por Equipe Pegcar - 13/07/2017

O dia 13 de julho é considerado o Dia Mundial do Rock. A data foi escolhida em função de um grande evento que aconteceu nesse dia no ano de 1985, o Live Aid. Que tal comemorar a data que homenageia o gênero curtindo uma lista de clássicos do rock?

É claro que não é nada fácil criar uma lista com músicas que marcaram a história do gênero. Quem conhece sabe que o rock possui centenas de hinos e deu origem a inúmeros subgêneros no mundo todo.

Por essa razão, a nossa ideia foi trazer um elenco com clássicos do rock internacional e nacional em ordem cronológica para contar um pouco dessa história. Certamente alguns grandes sucessos ficaram de fora, mas garantimos que as músicas que estão aqui animam qualquer viagem. Apostamos que você vai querer dançar sentado e cantar junto com essas feras!

1. Elvis Presley – Jailhouse Rock (1957)

A primeira faixa da nossa lista é uma música imortalizada por ninguém menos que o “Rei do Rock”, Elvis Presley. “Jailhouse Rock” foi composta por Jerry Leiber e Mike Stoller para o lançamento do terceiro filme do mito em 1957. Impossível não se mexer ouvindo esse clássico!

2. Chuck Berry – Johnny B. Goode (1958)

Escrita pelo próprio Chuck Berry e lançada em 1958, “Johnny B. Goode” foi provavelmente o primeiro grande sucesso do rock em um contexto no qual o gênero já existia como tal. O texto, que fala sobre o início da carreira de um artista da música, foi inspirado por um parceiro musical de Berry. Não há quem não conheça o famoso refrão: “Go go go Johnny go…”.

3. The Beatles – I Want to Hold Your Hand (1963)

Poderíamos fazer uma lista com dezenas de músicas dos Beatles, mas, já que era preciso escolher uma, vamos de “I Want to Hold Your Hand”. O motivo é evidente: ela foi a primeira canção do grupo inglês a fazer sucesso nos EUA e a responsável pela ida da banda ao país. A apresentação de Paul, John, George e Ringo no Ed Sullivan Show é um dos grandes marcos do rock. Dá uma olhadinha no vídeo e preste a atenção nos gritos do público que você vai entender o porquê!

4. Rolling Stones – (I Can’t Get No) Satisfaction (1965)

Apesar de ter sido lançada em 1965, não existe clássico mais contemporâneo do que “(I Can’t Get No) Satisfaction” dos Stones. Mick Jagger e Keith Richards acertaram em cheio quando escreveram esse verdadeiro hino do rock. É verdade que a banda inglesa tem vários outros sucessos, mas nenhum supera o single que levou o grupo ao topo das paradas pela primeira vez nos EUA. Não é incrível pensar que os Stones gravaram essa faixa em 1965 e ainda hoje fazem shows incríveis pelo mundo?

5. Roberto Carlos – Quero que vá tudo pro inferno (1965)

Talvez os mais novinhos não saibam, mas Roberto Carlos já foi um ícone do rock! À frente da Jovem Guarda, o cantor gravou vários sucessos e é considerado um dos primeiros artistas do rock brasileiro. É provável que você já tenha ouvido “Quero que vá tudo pro inverno” na voz de outro cantor, mas foi Roberto que imortalizou a música que compôs junto com Erasmo Carlos.

6. The Beach Boys – Good vibrations (1966)

A banda californiana The Beach Boys, formada em 1961 e considerada uma das mais influentes da história do rock, tem muitas canções famosas. Entre elas, o clássico “Good Vibrations”, que foi lançado como single em 1966 e teve uma grande repercussão imediata em vários países.

7. The Jimi Hendrix Experience – Hey Joe (1966)

Nada mais justo do que o maior guitarrista de todos os tempos (segundo a Rolling Stone), estar nesta lista de clássicos do rock, né? O americano Jimi Hendrix foi uma das maiores figuras do “rolê” cultural dos anos 1960. A música “Hey Joe” foi gravada por vários artistas, mas só ganhou o mundo com a versão de Hendrix em 1966.

8. The Doors – Light My Fire (1967)

Formada em 1965 em Los Angeles, a banda The Doors durou o suficiente para fazer história. “Light My Fire” foi a música responsável por levar o grupo à fama em 1967. Por incrível que pareça, ela foi a primeira canção escrita pelo guitarrista Robby Krieger. Jim Morrison colaborou um pouco com a letra e o resto do grupo ajudou nos arranjos. Deu no que deu!

9. Os Mutantes – A Minha Menina (1968)

A famosa “A Minha Menina” imortalizada na versão psicodélica de Os Mutantes é uma composição de Jorge Ben Jor. O single foi gravado pelo grupo paulista duas vezes: no disco Os Mutantes, de 1968, e em Technicolor, de 1970. Os Mutantes são, com certeza, um dos principais grupos do rock brasileiro.

10. Janis Joplin – Cry Baby (1971)

Embora normalmente pouco presentes nas listas dos maiores clássicos do rock, as mulheres também têm parte importante nessa história. Janis Joplin foi uma delas e é considerada uma das maiores artistas de todos os tempos. Ela se apresentou em Woodstock em 1969; em 1970 gravou uma versão de “Cry Baby” que foi lançada em 1971 no álbum póstumo Pearl.

11. Led Zeppelin – Stairway to Heaven (1971)

A banda britânica Led Zeppelin surgiu em 1968 em Londres e marcou a história do rock com vários clássicos. “Stairway to Heaven” aparece em muitas listas como a melhor música do gênero de todos os tempos. Segundo a revista Rolling Stone, todos os “hinos épicos” precisam ser comparados a “Stairway to Heaven”. Jimmy Page e Robert Plant são os responsáveis por este clássico lançado em 1971 e “entoado” até hoje pelos amantes do rock.

12. David Bowie – Rebel Rebel (1974)

“Rebel Rebel” foi o single do álbum Diamond Dogs, lançado por David Bowie em 1974. A música tornou-se em um curtíssimo período de tempo um grande hino do movimento “glam”. Considerado um camaleão musical, Bowie é um artista de difícil definição, mas ouvindo os seus discos é muito fácil curtir o seu som e entender por que ele é tão importante para a história da música.

13. Patti Smith – Gloria (1975)

Considerada uma das líderes do movimento punk, a americana Patti Smith influenciou artistas dos mais diferentes subgêneros do rock e de diferentes gerações. Em 1975, Patti gravou uma versão de “Gloria”, de Van Morrison, que a consagrou como uma das mulheres mais influentes do rock and roll.

14. Queen – Bohemian Rhapsody (1975)

Mais uma vez Londres, de novo o Reino Unido e os maravilhosos anos 1970. O mesmo contexto para outra das maiores bandas de todos os tempos: Queen. O grupo britânico chamou a atenção do mundo em 1971 com o lançamento de “Boehmian Rhapsody”. A canção foi escrita por Freddie Mercury, vocalista do Queen e sem dúvida uma das grandes vozes do rock.

15. Pink Floyd – Another Brick in the Wall (1979)

Outra banda inglesa que não pode faltar neste elenco é Pink Floyd. Faixa do antológico álbum The Wall de 1979, “Another Brick in the Wall” alcançou o primeiro lugar nas rádios de vários países. A música foi composta por Roger Waters e tem três partes, sendo provavelmente a segunda a mais conhecida.

16. The Clash – London Calling (1980)

O The Clash é uma principais bandas britânicas representantes do punk rock inglês dos anos 1970/1980. O seu terceiro disco London Calling traz um single homônimo. O título da música (e do disco) remete às chamadas da BBC durante a Segunda Guerra Mundial.

17. AC/DC – Back in Black (1980)

Os anos 1980 desenharam novos rumos para o rock e, com certeza, expandiram as fronteiras do gênero. O grupo australiano AC/DC lançou um disco que entraria para a história do rock em 1980. A faixa “Back in Black” dá nome ao álbum e hoje é indispensável em qualquer lista de clássicos do rock que se preze. Mesmo quem não curte tanto a “gritaria”, precisa admitir que os caras fazem um tremendo som!

18. Cazuza – Exagerado (1985)

A década de 1980 é muito importante para o “rock tupiniquim”. É quando surge Cazuza e toda a sua rebeldia imortalizada na faixa “Exagerado”, que dá nome ao seu primeiro disco solo. Esta certamente você sabe cantar!

19. Titãs – Polícia (1986)

O Titãs é um dos tantos grupos de rock brasileiros que surgiram nos anos 1980. O disco Cabeça Dinossauro foi lançado em 1986 e consagrou a música “Polícia”, composta pelo guitarrista Tony Bellotto.

20. RPM – Alvorada Voraz (1986)

O RPM (Revoluções por Minuto) foi um dos grupos brasileiros mais populares durante alguns anos da década de 1980 e tinha à sua frente ninguém menos que Paulo Ricardo (esse mesmo que você está pensando!). “Alvorada Voraz” foi um dos grandes sucessos da banda.

Ouça a lista completa em serviço de streaming

Para facilitar a sua vida, colocamos esta lista do Pegcar como pública lá no Spotify. Confira e não deixe de ouvir para pegar a estrada com muito rock and roll!

Agora que tal colocar o pé na estrada de Pegcar?

No Pegcar você encontrar você encontra vários tipos de carro, podendo escolher o que seja ideal para sua próxima necessidade. Tudo isso rápido, perto e com economia.  Para buscar um carro, acesse https://www.pegcar.com ou clique na imagem abaixo:

Equipe Pegcar

O Pegcar é uma plataforma que possibilita o aluguel de carros entre pessoas. Tem um carro que passa um tempo parado? Faça o cadastro para aluga-lo nas horas vagas e garantir uma renda extra, com segurança e sem dor de cabeça! Precisa de um carro? Confira os carros disponíveis perto de você e solicite pelo site sem burocracia! Saiba mais em pegcar.com