Por Equipe Pegcar - 02/08/2016

Dinheiro curto, alta do dólar, inflação crescendo e medo do desemprego: tem muita gente deixando de realizar a viagem dos sonhos por causa desses motivos. Mas será que não existem formas de aproveitar uma viagem E reduzir custos? Mudar um pouco os planos de ficar em bons hotéis, comer em restaurantes badalados e fazer passeios caros não significa que suas férias terão menos conforto. Pelo contrário, existem formas criativas de ter experiências inesquecíveis ao viajar e que, de quebra, não acabam com suas finanças.

8 dicas para aproveitar ao máximo sua viagem low cost

Viagens inesquecíveis não precisam envolver um rombo na sua conta bancária: separamos aqui algumas dicas para provar que justamente o contrário, ou seja, é totalmente possível aproveitar muito seus dias de passeio com práticas que vão acabar te ajudando economizar!

1. Faça um roteiro detalhado

Dá um pouco de trabalho, mas um grande segredo para aproveitar uma viagem é montar um roteiro para todos os dias de passeio. Desta forma, você consegue evitar tempo perdido decidindo onde ir, onde comer ou como se locomover até uma atração turística. De quebra, você programa seus gastos, seus passeios prediletos que cabem no orçamento e evita surpresas.

planeje a viagem, ela sera melhor e mais economica

Para ajudar, consulte sites como TripAdvisor, Foursquare ou blogs de viagem. Você irá contar com a experiência de quem já visitou seu destino para escolher restaurantes, passeios imperdíveis e locais para compra de souvenirs.

2. Não hospede-se em hotel

Apesar de todo o conforto que os hotéis podem oferecer, eles não são a melhor opção nem para seu bolso, nem para sua vida social. Existem duas alternativas para quem quer interagir mais com outras pessoas e fazer amigos: alugar um quarto na casa de um habitante, via sites como o Airbnb, ou ficar em um hostel. De quebra, são muito mais econômicas.

não fique em um hotel, prefira locais de hospedagem compartilhados

A primeira opção é interessante se você quiser mergulhar fundo na cultura local, podendo, além do espaço, compartilhar também refeições. Já se quer conhecer pessoas que também estão viajando e que possam ser tornar uma companhia para os passeios turísticos, ficar em hostel pode ser uma boa pedida – e não se preocupe caso não goste de dividir quarto, a maioria dos hostels oferece também acomodações individuais.

3. Compartilhe custos de passeios

Já que falamos em companhia para os passeios turísticos, saiba que viajar acompanhado pode ser muito mais econômico do que sozinho. Você compartilha custos em refeições e transporte, além de conseguir bons descontos em ingressos ou city tours. Caso não viaje com amigos ou família, conhecer outros turistas para juntar-se a você é uma ótima forma de economizar – e de garantir alguém para tirar fotos de você em cada atração!

viaje com amigos e compartilhe custos

4. Alugue um carro

Para viajar em grupo, visitar cidades diferentes e levar bagagem e equipamentos de lazer como pranchas, a melhor alternativa é fazer os trajetos de carro. Para não errar nas escolhas, faça o cálculo de o que vale mais a pena: ir de ônibus ou avião e alugar um carro em seu destino ou fazer toda a viagem de carro. Uma forma de não gastar tanto em locação é utilizar serviços de compartilhamento de carros, como o oferecido pelo Pegcar.

5. Planeje as refeições

Mencionamos a importância de montar um roteiro, mas vale reforçar o quanto planejar as refeições ajuda a manter o orçamento da viagem reduzido. Isso inclui lanches durante o dia, que podem ser comprados em supermercados e preparados no local de hospedagem – isso evita que você fique longos períodos sem comer, o que acaba te deixando sem energia e mal humorado, além de gastar uma fortuna num lanche da tarde super simples apenas por estar num local turístico.

leve lanchinhos na bolsa e economize nas viagens

Vale a pena também testar aplicativos em que você pode jantar na casa de habitantes, como o EatWith, uma forma de provar a verdadeira culinária local, conhecendo um morador e, de quebra, pagar muito menos.

6. Conheça a cultura como um habitante

Se você está viajando, a melhor forma de realmente conhecer seu destino é agir como um habitante. Descubra onde as pessoas da cidade que está visitando costumam comer fora, fazer compras, divertir-se e passear. Você irá descobrir muito além das atrações tradicionais e dos serviços “para turista ver”, o que acaba saindo muito mais barato. Uma boa dica para conhecer bem a cultura local é visitar supermercados, farmácias, bairros residenciais e restaurantes fora do eixo turístico.

7. Leve o dinheiro que precisa

Quando a viagem é internacional, somos obrigamos a planejar o orçamento para os dias de estadia, a fim de pagar menos em taxas de conversão ou em compras feitas com cartão de crédito internacional. Devíamos, porém, fazer o mesmo quando vamos para um destino nacional. Reservando uma quantia diária para gastar e levando parte dela em espécie, você percebe melhor o quanto está gastando e evita tempo perdido à procura de caixas eletrônicos.

leve o dinheiro necessario

8. Esqueça os eletrônicos quando puder

Tudo bem que a gente não consiga viver sem celular e que ele possa ser uma excelente ferramenta para viagem, mas, na medida do possível, tente se desconectar e aproveitar os momentos com quem está com você. Evite fazer ligações interurbanas e deixe para postar as fotos quando estiver conectado ao wifi. Esse comportamento irá evitar uma conta de telefone gigante quando voltar para casa!

desapegue dos eletronicos

Planeje sua próxima viagem!

Depois de conhecer nossas dicas para aproveitar ao máximo uma viagem sem gastar muito, é hora de planejar o seu roteiro e começar a juntar dinheiro para viajar de forma criativa! Seja um bate e volta ou uma grande experiência internacional, sair da rotina de sua cidade irá proporcionar momentos inesquecíveis. E, se precisar de uma ajuda para alugar um carro, conte com o auxílio do Pegcar.


O que mais você faz para aproveitar uma viagem ao máximo sem gastar muito dinheiro? Compartilhe conosco nos comentários! 🙂

Equipe Pegcar

O Pegcar é uma plataforma que possibilita o aluguel de carros entre pessoas. Tem um carro que passa um tempo parado? Faça o cadastro para aluga-lo nas horas vagas e garantir uma renda extra, com segurança e sem dor de cabeça! Precisa de um carro? Confira os carros disponíveis perto de você e solicite pelo site sem burocracia! Saiba mais em pegcar.com