Por Equipe Pegcar - 28/06/2017

Se você passa o mês fazendo malabarismos para conseguir pagar as contas ou deseja simplesmente viver com mais folga no bolso, o seu carro pode ser a sua salvação! Atualmente existem várias formas de “explorar” o seu próprio veículo para fazer uma renda extra e garantir mais tranquilidade na sua vida financeira.

Em tempos de crise, qualquer dinheirinho extra é bem-vindo, não é mesmo? Então, por que não usar os recursos que você já tem para ganhar mais? Transformar o seu carro em uma fonte de renda extra não só é possível, como já é uma estratégia que vem sendo usada por muitas pessoas.

Veja 10 formas de ganhar uma renda extra com o seu carro

Como os custos de manutenção do carro são muito altos e hoje em dia a economia compartilhada oferece alternativas interessantes para ter acesso a um veículo, algumas pessoas têm optado por não possuir um carro próprio. Por outro lado, ter um carro representa uma ótima oportunidade para garantir uma renda extra se você souber aproveitá-lo.

Separamos algumas dicas com 10 possibilidades diferentes para você rentabilizar o seu carro. Confira e escolha a(s) sua(s)!

1. Alugar o seu carro no Pegcar

Já pensou em ter uma renda extra sem precisar fazer nada – ou melhor, colocando o seu carro para trabalhar? No Pegcar, você pode alugar o seu veículo durante os períodos que não precisa dele. Em vez de deixar ele parado na garagem, você disponibiliza o seu carro para alguém que precisa para um uso eventual. Isso significa que você lucra e ainda dá oportunidade para outras pessoas terem acesso a um automóvel com custos muito menores do que as locadoras tradicionais.

O Pegcar funciona através de uma plataforma online acessível e confiável de compartilhamento de veículos. Você se cadastra gratuitamente no site, descreve o seu carro, carrega algumas fotos e pronto! Depois da validação, você começa a receber as solicitações de reserva com as informações do condutor e pode aceitá-las ou não. Todas as transações feitas na plataforma são seguradas pela MAPFRE Seguros, portanto o seu seguro pessoal não é afetado.

+ Baixe gratuitamente o e-book Renda Extra e Economia Compartilhada –>

2. Ser motorista do Uber

Tornar-se motorista de um aplicativo de transportes é um dos modos de conseguir uma renda extra que vem sendo bastante utilizado nos últimos tempos. Você pode organizar a sua rotina de acordo com o seu horário de trabalho e dirigir algumas horas durante o tempo livre.

O Uber foi o primeiro aplicativo de caronas remuneradas a se popularizar no mundo e no Brasil. Por essa razão, embora tenham surgidos concorrentes de peso, ele ainda é o preferido de muita gente e certamente clientes não faltam. Para ser motorista do Uber, é preciso se cadastrar com uma foto da CNH, ser aprovado e depois enviar também uma imagem do seu CRLV. Existem alguns requisitos mínimos para o veículo de acordo com a categoria – uberX, UberSELECT ou UberBLACK. O uberX é a modalidade mais simples e exige modelos a partir de 2008, com quatro porta, cinco lugares e ar condicionado.

3. Compartilhar o trajeto para o trabalho no Bynd

Se você vai de carro para o trabalho diariamente, por que não compartilhar o trajeto com outros colegas e ter os seus custos pagos pela empresa? Você pode fazer isso através do Bynd. O aplicativo de caronas corporativas conecta pessoas que moram e trabalham perto uma das outras.

Nesse modelo de compartilhamento, o proprietário do carro e as pessoas que vão de carona não arcam com as despesas do trajeto. Quem paga a conta são as empresas nas quais trabalham os usuários. Dessa forma, a organização oferece comodidade aos funcionários e economiza com vagas de estacionamento, os trabalhadores não gastam com transporte e você garante uma grana extra no fim do mês.

4. Dar carona no Blablacar

Vai viajar? Também tem formas de ganhar dinheiro viajando! Em tempos de internet e economia compartilhada, a clássica carona para pegar a estrada agora é toda organizada via rede. O Blablacar é uma das plataformas mais utilizadas no mundo inteiro para compartilhar caronas.

Você se cadastra no site e toda a vez que for viajar (seja eventualmente ou com regularidade) publica o seu itinerário, os lugares vazios do seu carro e o preço que vai cobrar por passageiro. Quando um passageiro fizer uma reserva, você receberá o número de celular dele para combinar os detalhes da viagem.

5. Experimentar dirigir para a 99 POP

A 99 começou com um aplicativo para chamar táxi através do celular. Mas ela ficou realmente famosa quando criou uma modalidade de corridas em carros particulares para concorrer com o Uber. A 99 POP diz ter um processo de seleção de motoristas “mais criterioso” do que as outras empresas.

Para se cadastrar é necessário apresentar RG, CNH com EAR, comprovante de residência e CRLV. Entre as vantagens da 99 POP para o motorista estão uma taxa de apenas 16,99% e o pagamento instantâneo das corridas.

6. Fazer entregas com a Eu Entrego

A Eu Entrego é uma plataforma que conecta pessoas a uma comunidade de entregadores independentes. Ela funciona através de um aplicativo e para se tornar um entregador, basta se cadastrar e ter disponibilidade para realizar as entregas. É preciso, porém, além de ter um smartphone, ter a ficha limpa para realizar entregas pela plataforma.

As entregas podem ser dos mais variados tipos e você tem liberdade para negociar os valores cobrados, sendo que 20% fica com a empresa. O pagamento das entregas é feito semanalmente através de um depósito na sua conta corrente.

7. Anunciar pequenos carretos no GetNinjas

E se, em vez de transportar pessoas ou realizar entregas, você oferecesse serviços de pequenos fretes ou carretos? Esta é uma outra forma interessante de ganhar uma renda extra!

Muitas vezes não é preciso ter um carro grande ou com carroceria para fazer pequenos carretos. Algumas pessoas precisam transportar pequenos objetos que entram no porta-malas ou podem ir bem acomodados no banco de trás do seu carro. Você pode anunciar o serviço e encontrar clientes no site GetNinjas.

8. Dirigir para a Cabify

Outra empresa que oferece serviços de motorista particular concorrente do Uber e do 99 POP que vem ganhando espaço é a Cabify. Na América Latina, a empresa espanhola acaba de se unir à Easy para competir ainda mais no mercado e fazer altos investimentos no Brasil.

Para dirigir para a Cabify, é preciso ter um carro com ano de fabricação a partir de 2012, CNH com EAR, CRLV, atestado de antecedentes criminais e apólice de seguro de acidentes pessoais para passageiros. Na maioria das cidades onde a empresa opera, é necessário também realizar um exame médico e um treinamento. A Cabify não aceita pagamento em dinheiro e os motoristas recebem os valores através de um sistema da empresa.

9. Realizar delivery de comida com a UberEats

Já está operando em São Paulo a UberEats, um serviço de entrega de comida da Uber. De acordo com a empresa, motoristas parceiros também podem receber pedidos de entrega desta modalidade. Ou seja, mais uma forma de ter uma renda extra: fazendo delivery com o seu carro! O motorista aceita a viagem do mesmo modo que faz com passageiros. Depois de aceitar, vai até o local de busca da entrega (loja ou restaurante), pega a comida e leva para o cliente que solicitou.

O valor recebido continua sendo por tempo e quilômetro rodado como no transporte de pessoas da Uber. Para fazer delivery pela UberEats, você vai receber no mínimo o que receberia com viagens do uberX. Porém, como a corrida pressupõe uma parada para pegar o item que será entregue, na maioria das vezes você ganha mais.

10. Transformar o seu carro em um outdoor ambulante com a Carlicity

Parece brincadeira, mas não é! Esta é uma maneira de ter uma boa renda extra fazendo os seus trajetos habituais. Você apenas disponibiliza o seu carro para anunciantes que adesivam o seu veículo e pagam bem pela publicidade. A ideia da start-up Carlicity é conectar motoristas e marcas interessadas. Anunciar em automóveis impacta um grande número de pessoas, em função da mobilidade do suporte.

Para ganhar dinheiro com um “carro outdoor”, você precisa se associar gratuitamente no site e enviar os seus itinerários. Baseando-se nessas informações, a Carlicity encontra marcas que se interessam pelos trajetos que você percorre. A remuneração depende da quilometragem que você faz e o pagamento é feito no final do mês. Contudo, a possibilidade não é válida para todas as cidades, já que algumas possuem leis que restringem esse tipo de anúncio publicitário. É o caso da Lei Cidade Limpa de São Paulo, por exemplo.

O segredo é não deixar o seu carro parado!

Deu para perceber que o grande segredo para monetizar o seu automóvel é colocá-lo para rodar. Conseguir uma renda extra depende definitivamente de não deixar o seu carro parado na garagem.

Por que não colocar ele na estrada e ganhar dinheiro com o Pegcar? Alugue o seu veículo e esclareça todas as suas dúvidas sobre a plataforma aqui!

Equipe Pegcar

O Pegcar é uma plataforma que possibilita o aluguel de carros entre pessoas. Tem um carro que passa um tempo parado? Faça o cadastro para aluga-lo nas horas vagas e garantir uma renda extra, com segurança e sem dor de cabeça! Precisa de um carro? Confira os carros disponíveis perto de você e solicite pelo site sem burocracia! Saiba mais em pegcar.com