Por Equipe Pegcar - 06/01/2017

Os filhos nem percebem, mas em todas as férias escolares os pais se enchem de dúvidas: ficar em São Paulo ou viajar? Hospedar-se em hotel ou alugar uma casa? Viajar por muitos dias ou apenas um final de semana? Ir para a praia ou para o interior? É um verdadeiro desafio fazer as escolhas certas para conseguir descansar e, ao mesmo tempo, garantir muita diversão com as crianças.

Por isso, para ajudá-lo a responder pelo menos parte dessas perguntas, neste artigo vamos falar sobre bons motivos para escolher o carro como meio de transporte para essas férias. Confira!

5 motivos para viajar de carro com as crianças

Viajar de carro costuma ser mais prático, barato e divertido com as crianças. Quer saber o porquê? Veja abaixo na nossa lista porque escolher o automóvel no lugar do avião:

1. Economia

A não ser que você consiga uma excelente promoção em passagens aéreas ou queira viajar para um destino mais distante, ir de carro costuma ser muito mais econômico para um número acima de dois passageiros. Para quem tem filhos, nos próximos meses a economia será ainda maior, uma vez que as companhias aéreas passarão a cobrar pelas bagagens despachadas. Ou alguém já conseguiu viajar com criança levando pouca mala?

2. Parada em qualquer lugar

Independentemente da idade das crianças, é conveniente ter a liberdade de parar em qualquer hora e lugar durante uma viagem. Seja para trocar fraldas, ir ao banheiro, tomar uma água por causa de um enjoo ou comer, viajando de carro você conseguirá lidar melhor com imprevistos e até mesmo garantir que o trajeto seja mais confortável para os pequenos.

Viajando de avião, pelo contrário, você fica preso à necessidade de permanecer sentado durante pouso, decolagens e turbulências, o que se torna o caminho bastante difícil, especialmente para quem viaja com crianças de colo.

3. Conforto

viajar de carro com crianças é mais confortavel

O carro definitivamente é mais confortável para viajar com crianças. Vocês têm mais espaço, é possível levar travesseiros e cobertas para dormir no caminho, além de alimentos, bebidas e tudo o mais que o espaço permitir. Ao mesmo tempo, é possível revezar lugares a cada parada, ouvir música e fazer brincadeiras para que o trajeto pareça mais curto e divertido.

4. Momentos em família

Outra grande vantagem de viajar com as crianças de carro é que o espaçoé inteiramente da sua família, deixando os pequenos muito mais livres. Dá para cantar, brincar, chorar e até gritar sem aquela preocupação de estar incomodando os demais passageiros. Além do mais, quem não tem boas memórias das viagens de carro que fez com os pais quando era pequeno?

viajar-com-criancas-de-carro

5. Vários roteiros em um só

Por fim, o último motivo para você viajar de carro com as crianças é poder fazer vários roteiros em um só. Enquanto de avião você tem um único destino final, se for de automóvel pode pensar em trajetos com paradas que permitam conhecer lugares totalmente diferentes. É uma forma de deixar as férias mais interessantes e o trajeto de carro mais leve!

3 roteiros de viagens de carro com as crianças saindo de São Paulo

Ficou com vontade de fazer uma viagem de carro com seus filhos nessas férias escolares? Veja, então, algumas sugestões de roteiros curtos ou prolongados para agradar a crianças de diferentes idades:

1.Wet’n Wild e Vinhedo

passeio-com-as-criancas-no-parque-aquatico

O parque Wet’n Wild já é um roteiro de férias escolares bastante procurado, por ficar pertinho de São Paulo e por ajudar a fugir do calor sem encarar o trânsito até o litoral. Localizado em Itupeva, porém, ele pode ser uma boa desculpa para esticar o passeio até alguma cidade próxima e curtir todo o final de semana fora da capital.

Vinhedo, por exemplo, está a apenas 34 km de Itupeva (e 78 km de São Paulo). Lá existem diversos hotéis fazenda para ficar mais perto da natureza, a maioria com atrações e passeios voltados para as crianças.

2. Curitiba, Beto Carrero e litoral de Santa Catarina

Se a ideia é um roteiro prolongado, uma excelente alternativa é descer até alguma praia do litoral de Santa Catarina, como Florianópolis, Balneário Camboriú ou Bombinhas. Para tornar os mais de 600 km confortáveis, o ideal é ir parando no caminho.

Veja abaixo uma sugestão de roteiro para a ida:

  • Dia 1: São Paulo até Cananéia (SP), para aproveitar um pouco do litoral sul do estado;
  • Dia 2: Cananéia (SP) até Curitiba (PR), para conhecer a capital paranaense;
  • Dias 3 e 4: Curitiba (PR) até Penha (SC), para aproveitar o parque Beto Carrero com calma;
  • Dia 5: Penha (SC) até a praia escolhida: finalmente o fim do trajeto, para se estabelecer alguns dias no litoral catarinense até a hora de voltar!

3. Tranquilidade no litoral paulista

passeio-com-as-criancas-na-praia

Já que criança gosta mesmo de brincar na água, não podemos deixar de falar sobre as praias de São Paulo. Apesar de existirem excelentes resorts no litoral paulista para ir com os pequenos, com piscinas e muitas atividades, se quiser economizar, o melhor é escolher uma praia com uma grande faixa de areia e águas calminhas.

Algumas das melhores praias para visitar em São Paulo com os filhos são Barra do Sahy, Barra do Una e Baleia, em São Sebastião; Veloso, em Ilhabela e Enseada, no Guarujá. Por serem próximas, dá para se fixar em uma delas e programar passeios de carro para aproveitar as outras praias da região.

Malas e brinquedos no carro!

Ficou com vontade de programar seu próprio roteiro para viajar de carro com as crianças nessas férias escolares? Comece então escolhendo as cidades que quer visitar, conhecendo os lugares interessantes para fazer paradas no caminho e tomando todos os cuidados com o carro para encarar a estrada. Depois disso, chame a família para embarcar em uma viagem inesquecível e criar boas memórias juntos!

E, se não tiver um veículo próprio para pegar a estrada, que tal alugar um carro compartilhado? Você pode escolher um carro ideal para você: porta malas bem grande para caber todas as coisas, 7 lugares se sua família for grande ou como for sua necessidade!


Você prefere viajar de carro ou de avião com as crianças? Conte nos comentários deste artigo a sua preferência!

Equipe Pegcar

O Pegcar é uma plataforma que possibilita o aluguel de carros entre pessoas. Tem um carro que passa um tempo parado? Faça o cadastro para aluga-lo nas horas vagas e garantir uma renda extra, com segurança e sem dor de cabeça! Precisa de um carro? Confira os carros disponíveis perto de você e solicite pelo site sem burocracia! Saiba mais em pegcar.com