Por Equipe Pegcar - 26/12/2016

Para muitos, 2016 está finalmente chegando ao fim. É, não podemos dizer que foi um ano fácil, marcado por muita instabilidade política e econômica, tristes tragédias e momentos inesperados. Mas, por mais difícil que tenha sido manter o otimismo, será que não temos o que comemorar nesse ciclo que se encerra?

Apesar de todas as dificuldades, novas tecnologias, serviços inovadores, aumento da acessibilidade e formas de entretenimento confirmaram que 2016 foi um ano diferente de todos os anteriores, marcado também por novas possibilidades para você. Quer relembrar quais foram estes bons avanços? Veja nossa retrospectiva de tendências de 2016 que facilitaram sua vida!

4 tendências de 2016 que melhoraram a sua vida

Você pode nem ter se dado conta, mas algumas tendências de 2016 realmente trouxeram facilidades para a sua vida, marcando seu ano de forma positiva. Confira quais são:

1. Uber e o transporte particular mais acessível

Montreal, Canada - July 23, 2016: Personal perspective view of hand holding phone ordering a Uber ride while a rain storm is going on in the background. Photographed in the streets of Rosemont area in Montreal, Canada.

iStock.

Com a chegada do Uber e de serviços semelhantes, aqueles que não tinham condições de usar táxi sempre que necessário por causa do preço, puderam experimentar o conforto que uma carona paga proporciona. Esta facilidade trouxe consigo também uma série de mudanças no nosso comportamento, como a divisão do trajeto com outro consumidor, reduzindo os custos para ambos.

Apesar de todos os conflitos com taxistas por causa da popularidade do Uber no início de suas operações, aos poucos o mercado está aceitando que este novo serviço veio para ficar. É notável, inclusive, a melhoria no atendimento prestado pelos taxistas, que, motivados pela concorrência, buscaram formas de reinventar sua profissão.

2. Economia colaborativa e uma nova forma de ver o consumo

iStock.

iStock.

Infelizmente, 2016 foi um ano marcado pelo crise, com muitas pessoas perdendo seus empregos ou sofrendo com a alta da inflação. Com isso, mais do que nunca, as dificuldades financeiras se tornaram desafio do dia a dia, levando todos a buscar alternativas para evitar ou sair das dívidas.

Neste momento, ganhou espaço a economia colaborativa, que pressupõe o consumo mais consciente: comprar apenas aquilo que realmente precisa, compartilhar o que possui, ser o novo dono para itens que outras pessoas não usam mais e desapegar dos seus objetos. A necessidade de uso mais eficiente do dinheiro facilitou a popularização de muitos hábitos e serviços criados dentro deste conceito, nos fazendo rever muitos comportamentos. Pense bem, antes de 2016, você achava comum alugar um espaço na sua casa ou se hospedar na residência de outra pessoa utilizando sites como o Airbnb?

3.Possibilidades de renda extra

Divulgação.

Divulgação.

As pessoas aprenderam a economizar em 2016, mas também pensaram em formas de faturar uma grana extra, o que fez diferença na vida de muita gente. O mais interessante é que surgiram diversas maneiras de ganhar esse dinheirinho a mais com uso da tecnologia e de novos serviços.

Divulgar seu carro para alugar em um site como o Pegcar, fazer um serviço extra (como dar aulas de violão ou matemática), vender um sapato que nunca usou no brechó online ou cuidar do pet de alguém, por exemplo, foram algumas das opções postas em prática para sair do vermelho.

4.Visibilidade através da internet

iStock.

iStock.

Acompanhamos uma crise política nacional e uma mudança drástica no cenário internacional, discutimos mais sobre as relações humanas (principalmente em relação as mulheres) e muitos outros momentos marcantes em 2016, todos com amplo acesso à informação pela internet. Mais do que nunca, todas as notícias sobre esses acontecimentos estiveram na palma da nossa mão e em momento real.

Foram muitas discussões, debates e reflexões que ganharam alcance por meio do compartilhamento de publicações, fotografias, vídeos e eventos. A internet permitiu que temas considerados tabus e pouco discutidos nas mídias tradicionais fossem vistos e pensados por todos, ganhando força e pautando, inclusive, o que você viu no jornal ou na televisão. Racismo, aborto, política e feminismo estão entre eles.

Apesar de ainda termos muito a evoluir na troca de ideias e opiniões pela mídia digital, não podemos negar a importância de esses assuntos estarem pelo menos em discussão, não é mesmo?

2017: qual a sua parte para um ano melhor?

Agora que 2016 já está quase indo embora, motivo de comemoração para muita gente, será que 2017 trará mais novidades que tornarão sua vida mais fácil e farão você acreditar em um futuro melhor? Por mais que as dificuldades econômicas e políticas permaneçam neste ano que começa, suas resoluções para ele podem ser mais positivas.

Pense em como você pode mudar seus hábitos, fazer uso de novas tecnologias e apostar nas novas tendências de compartilhamento que surgirem. Assim, com certeza, você estará fazendo a sua parte para um 2017 melhor, contribuindo para o seu futuro e para o das pessoas ao seu redor.


E para você, qual foi a tendência de 2016 que ajudou a tornar o ano um pouco melhor, facilitando a sua vida? Compartilhe aqui nos comentários!

Equipe Pegcar

O Pegcar é uma plataforma que possibilita o aluguel de carros entre pessoas. Tem um carro que passa um tempo parado? Faça o cadastro para aluga-lo nas horas vagas e garantir uma renda extra, com segurança e sem dor de cabeça! Precisa de um carro? Confira os carros disponíveis perto de você e solicite pelo site sem burocracia! Saiba mais em pegcar.com